domingo, 14 de julho de 2013

#002 Passa Quatro-MG, Maria Fumaça e o Buraco do Seu Fugêncio

Nessa viagem a cidade escolhida foi Passa Quatro, no sul de Minas Gerais, numa região chamada de Terras Altas da Mantiqueira. A ideia é fazer um "bate-e-volta" saindo do Rio de Janeiro com o objetivo de andar no trem Maria Fumaça, uma máquina de 1929 que circula até hoje no chamado Trem da Serra.

DE CARRO (ida e volta):
Rio de Janeiro x Passa Quatro x Rio de Janeiro: 492km
Gasto com Gasolina (L): 36,2 litros
Gasto com Gasolina (R$): R$100,99  (R$2,79/litro)
Pedágio: R$40,40 (Dutra)
Total: R$141,39

Então demos início a nossa viagem às 9:30 da manhã e com aproximadamente 2 horas de Dutra é possível ver o pico das Agulhas Negras. O dia estava muito bonito, poucas nuvens e um azul intenso, porém frio.

O tempo foi passando e já estava perto de meio dia, a fome batia, mas não queríamos almoçar "na estrada" e sim nas terras de Minas Gerais, para saborear a deliciosa culinária mineira. Contudo ainda faltava um bom pedaço de chão e os mendigos que habitavam minha barriga não permitiam que eu continuasse na boa condução do veículo (...). Pronto, parei na lanchonete Graal de Itatitaia e lá se foram R$5,00 num simples salgadinho....ok, a viagem é para ser algo agradável, então, relaxar né. Graal de Itatiaia:



Pé na estrada de novo e pouco tempo depois a viagem vai ficando bem mais interessante. Logo depois da cidade de Queluz, já em território paulista, tomamos a saída para Cruzeiro. Daí pega-se a SP-62, que quando cruza o estado de Minas vira MG-158. 



E que tal dirigir em direção aos "Alpes Mineiros"? Só fingir que as nuvens são neve meu amor, simples assim (rsrs):




O interessante dessa estrada é que ela sobe a serra da Mantiqueira pelo seu ponto mais baixo, o que pode ser notado por suas curvas abertas (para padrão de subidas de serras), inclinação pouco ingrime e rápida ascensão ao topo, onde há um mirante com uma cruz enorme (pena que não paramos ali, pois já estava próximo do horário da partida do trem). Notem as curvas abertas da MG-158 na subida da serra:



Mais paisagens mineiras (...)

E assim chegamos em Passa Quatro - MG, a terrinha do JK:



Ruas tranquilas, praças convidativas para um pequeno descanso à sombra das árvores, ouvir os cantos dos passarinhos, enfim.... bem cidadezinha do interior. Pena que o trem já estava por partir e ainda tínhamos que almoçar. Almoçamos no restaurante Vó Nina, que fica praticamente em frente à estação de Passa Quatro, comidinha simples (padrão à kilo) mas bem gostosinha. O preço também foi bacana: R$24,50 (pra 2 e com a coca cola inclusa). 

Após o almoço ainda deu tempo de uma breve caminhada em torno do quarteirão, o que nos deu a oportunidade de conhecer um simpático casal de velhinhos, talvez por serem tímidos não falavam muito (;p):

Faltando 15 minutos para a partida do trem era a hora de "passar quiabo nas pernas" e "catimbar" para a estação. Sim! Pela primeira vez iríamos passear em um lendário trem Maria Fumaça (pra quem curte mecânica sabe o quão excitante (...) é ver uma máquina dessa em funcionamento). O ingresso custa R$35,00, dá direito a ida e volta, é comprado no guichê localizado na própria estação e só é aceito dinheiro.

E lá estávamos nós na estação, curtindo as duas composições onde se acomodam os passageiros e a manobra da Maria Fumaça:






O trem é britânico, mas a pontualidade é brasileira...


E com alguns minutos de atraso a buzina do trem, com sua sonoridade inconfundível alertava sobre a partida.  ÊÊÊÊÊ TREM BÃÃÃO!!! Simbora.
Estava feito criança: sentado na janela, com a metade do corpo pra fora e dando "tchalzinho" pro pessoal da rua (ainda bem q ninguém me conhecia mesmo).





Até chegar a primeira estação: Manacá. Aqui ficam os nativos vendendo comida e artesanato típico do local. Os doces por sinal são uma beleza. Vale a pena pegar uma paçoquinha da roça.


Nessa parada também é possível chegar mais perto da locomotiva, onde pode-se ver mais detalhadamente o funcionamento dessa máquina quase centanária. Um modelo de máquina (à vapor) pouco utilizada hoje em dia, mas que foi pilar fundamental para o sucesso da revolução industrial.



Sim, a viagem continua. O trem vai cortando a serra, subindo (é bem perceptível a subida da serra), aquele barulho bem legal de Maria Fumaça (o tal do piuíííí tic tac), ouvir isso pessoalmente é bem legal. A brisa cortando o rosto...enfim... sensações bem legais.

... e sobe a serra... 

E depois de quase 1hora de viagem chegamos na Estação Coronel Fugêncio. Como na estação anterior, há o comércio de artesanato e comida local, porém o diferencial dessa estação é o fato de existir um mural com fotografias que relatam um pouco da história da guerra entre os mineiros e paulistas nos anos de 1930 e 1932 (que ficou bem intensa ali), assim como uma breve história de JK e uma fotografia do Dom Pedro II, Princesa Isabel e toda sua comitiva.

A próxima vez que alguém disser pra mim que tem "uma vida de cão" eu darei meus sinceros parabéns (...) 

Mas já que estamos falando do Fulgêncio.... taí o buraco....

... q na verdade é um túnel. Porém não é um túnel qualquer. É um túnel feito por escravos, na época de Dom Pedro II, por isso tem uma foto dele na estação. Além disso esse túnel foi palco de uma sangrenta batalha entre mineiros e paulistas em 1930 e 1932. Só do lado mineiro foram 94 óbitos (talvez por isso dizem q esse túnel é mal assombrado) e o Coronel Fulgêncio teve uma participação importante, porém também morreu nessa batalha. Por isso a estação que antecede esse túnel tem o seu nome. O outro lado desse túnel já pertence à cidade de Cruzeiro, em território paulista, ou seja, esse túnel é a divisa entre SP e MG.

...aprofundando no túnel...

Aquele ponto de luz pequenininho, NÃO é o fim do túnel. Isso é uma informação triste para quem atravessa o túnel caminhando. Pela informação da guia, este túnel tem quase 1km de extensão e aquela luz está apenas refletindo na parede, haja vista que ali é a curva do túnel. Sendo assim, atravessar esse túnel escuro a pé é um tanto arriscado, pelos obstáculos que tem pelo caminho e pelo fato de ser bem extenso. Sem contar que o túnel é mal assombrado.... eu hein, vai que aparece o trem fantasma?  (ooohhhh!!!)

Mas já que falamos do Fulgêncio, olha a carinha dele aí:

Interessante que se tratando de um Coronel, ele era bem novo. Talvez se o nome dele fosse "Fulgindo" ele estaria vivo até hoje (¬¬ eita piadinha sem graça).

Ok, tudo legal, mas já está na hora de voltar. O bom q agora passa aquela empolgação inicial e dá pra relaxar e curtir mais a paisagem rural da janela do trem, de fato, é como se tivesse voltando no tempo:


E depois de um passeio maravilhoso num lendário Maria Fumaça retornamos à Passa Quatro, a duração do passeio foi de 2h e 15 minutos e na volta ainda tinha um violeiro cantando as cantigas caipiras (bem animadas por sinal). E lá na estação de Passa Quatro tem uma lojinha que vende produtos da região, a dica é o queijo minas caseiro e a linguiça defumada. Realmente, muito bom:

Mas como a proposta da viagem é um bate-e-volta, é chegada a hora de levantar acampamento e meter o pé, na estrada. E assim, só deu tempo de tirar uma foto da igreja já na hora de ir embora:
Igreja de Passa Quatro:


E o bacana do caminho de volta foi ver o reflexo do Sol poente bater nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Pra quem curte viagem, são esses momentos simples que nos proporcionam sensações de liberdade e contato com a natureza que "pagam" nossos esforços em viajar.





E esse foi o resumo de distância percorrida e o consumo de gasolina durante todo o trajeto:



DE ÔNIBUS:
Mas pra quem não dispõe de veículo, ou não quer botar o carro na estrada mesmo, não tem problema. Nosso blog passa as informações para se chegar lá de ônibus. 

Partindo do Rio de Janeiro:
Rio x Cruzeiro (Cidade do Aço): R$40,76
Cruzeiro x São Lourenço (Cidade do Aço): R$16,08

São Lourenço x Cruzeiro (Cidade do Aço): R$16,27
Cruzeiro x Rio (Cidade do Aço): R$37,81
Total: R$110,92

Do Rio de Janeiro não há uma linha direta que vá para Passa Quatro. Deve-se tomar a linha Rio de Janeiro x Cruzeiro e depois o ônibus da linha Cruzeiro x Lambari ou Cruzeiro x São Lourenço. Mas a grande sacada é que a mesma empresa opera todas essas linhas, no caso a Viação Cidade do Aço (foto abaixo). Sendo assim, é comum que o mesmo ônibus que faz a linha Rio x Cruzeiro também faça a "esticadinha" até Lambari ou São Lourenço, passando por Passa Quatro. Dessa maneira deve-se comprar a passagem Rio x Cruzeiro, através do guichê da própria companhia ou pelo seu site www.cidadedoaco.com.br e chegando em Cruzeiro deve-se pagar o complemento da viagem até Passa Quatro, podendo ocorrer a troca de ônibus ou não.

Partindo de São Paulo:
São Paulo [Tietê] x Passa Quatro (Viação Cometa): R$41,97
Passa Quatro x São Paulo [Tietê] (Viação Cometa): R$40,08
Total: R$82,05

De São Paulo a Viação Cometa tem ônibus diários para Passa Quatro. As passagens podem ser compradas pelo próprio guichê da empresa ou pelo seu site www.viacaocometa.com.br

Da rodoviária de Passa Quatro para a estação de trem é bem pertinho, uma leve caminhada de no máximo 5 minutos.

Passeio de Trem:
Ida e Volta: R$35,00
Partidas às 10:00 e às 14:30

Refeição:
Almoço (2 pessoas): R$24,50


TOTAL DA VIAGEM: R$200,89


VIAGEM DE PÃO DURO:
Como se trata de um percurso que passa por três estados brasileiros (RJ, SP e MG), a quantidade de serviços de transporte urbano é muito limitada (especialmente em território mineiro), o que torna essa opção pouco vantajosa ou até mesmo inexistente em alguns casos. Sendo assim, a forma mais barata entre Rio e Passa Quatro é através do ônibus da Viação Cidade do Aço.


Espero que tenha gostado e até a próxima viagem!

Um comentário:

  1. Gostei muito, quero fazer uma viajem deste tipo, rj. x Sao lourenco.
    So que eu voltaria outro dia e vc voltou no mesmo e pelo visto valeu muito a pena.
    abracos

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