domingo, 14 de julho de 2013

#001 Visconde de Mauá e um Rolé na Finlândia

Primeira postagem sobre viagens, aos poucos vou pegando as manhas de conseguir passar os relatos de uma forma mais interessante, mas enquanto isso (...) vou escrevendo na base do entusiasmo de meu coração mesmo.

Visconde de Mauá
Trajeto: Rio de Janeiro x Visconde de Mauá

De Carro (ida e volta):
Ida e Volta: 400km
Gasto com Gasolina (L): 28,7 litros
Gasto com Gasolina (R$): R$79,78 (R$2,78 por litro)
Gasto com Pedágio: R$20,20
Estacionamento: R$5,00
Total:R$104,98

De Ônibus (ida e volta):
Rio x Resende: R$72,00 (viação Cidade do Aço)
Resende x Maromba: R$13,70 (viação Resendense)
Total: R$ 85,70

Viagem de Pão Duro (ida e volta):
Rio de Janeiro x Paracambi (ramal Japeri do Trem da Supervia) +
Paracambi x Barra do Piraí: R$10,40 (pelo bilhete único/RJ). (Viação Barra do Piaraí).
Barra do Piraí x Barra Mansa: R$18,40  (Viação Aparecida)
Barra Mansa x Resende: R$16,00 (Viação Resendense)
Resende x Maromba: R$13,70 (Viação Resendense)
Total: R$58,50

Refeições:
Almoço (2 pessoas): R$98,00 (confesso que foi mais caro do que imaginava, mas depois conto o porquê)
Lanche da Tarde (2p): R$24,50 (tb foi um pouco puxado, mas tb conto já já)
Total: R$122,50

Falando Sobre a Viagem:
Então decidimos pegar a estrada e saímos às 9:40h rumo a paisagens bucólicas e gostosas. Digamos que sou um entusiasta por viagens, daqueles que curte mais o passeio do que propriamente chegar ao destino (se bem que a graça do viajante é não ter destino), sendo assim é muito mais comum eu fotografar estradas do que lugares específicos, e a primeira que nos brinda é a Via Light, uma via expressa que liga o bairro de Anchieta no Rio de Janeiro até a cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense:

Logo após o pedágio de Seropédica a Via Dutra apresenta sua paisagem mais interessante: Serra das Araras (RJ):

O dia estava realmente lindo, um Sol brilhando forte (apesar do frio) e nenhuma nuvem à vista. Rolando um pouco de músicas que variavam de Paula Fernandes à Djavan dava pra curtir bem o passeio, cenário excelente para quem está no banco do carona botar os braços na janela, repousar a cabeça sobre eles, fechar os olhos e sentir a brisa cortar a face (quase virei poeta agora...rsrs), mas mesmo a Dutra, que é uma espécie de "high-way" versão brasileira, tem lá suas paisagens interessantes:
Via Dutra:

Logo depois da gigantesca reta da Dutra, chega enfim a saída para Resende, onde contorna-se o shopping que também é rodoviária e pega a RJ-161Esse caminho que fiz é um trajeto alternativo, no qual quis fazê-lo propsitalmente para curtir mais a paisagem da região, contudo, o caminho mais rápido para se chegar à Visconde é através da RJ-163, na saída da Dutra que dá acesso à Penedo. Mas voltando À RJ-161, para quem curte visual de paisagem de estrada essa sem dúvida é bem legal. Na imagem abaixo eu tinha pedido para a minha "co-pilota" tirar uma foto do Pico das Agulhas Negras, mas acho q ela errou o alvo só um pouquinho e acabou fotografando outras partes da Serra da Mantiqueira, enfim, valeu a tentativa, até porque mostra um pouco de que tipo de visual a RJ-161 pode nos oferecer:

Ahhh essa ponte, por quê eu não te peguei? Antes de sair de casa, tinha visto no googlemaps que para chegar até Visconde de Mauá bastava apenas pegar essa RJ-161 e seguir por ela, mas pouco antes dessa ponte, um gaiato colocou uma placa escrito "Visconte de Mauá" e uma seta para esquerda, na qual apontava para uma tal de RJ-163, mas não caiam nessa, siga em frente pela RJ-161.  Então fica a dica: NÃO confiem na placa, passem pela ponte:

Mas tudo bem, vida que segue, afinal o legal é curtir o passeio. Essa "estrada" de barro nos levou até a estrada que liga Penedo à Visconde de Mauá, perto do KM-19, onde eu finalmente descobri que a tal RJ-163 não é a estrada de barro, mas sim essa estrada pavimentada que liga Penedo à Mauá (como tive vontade de dar uma moca em quem escreveu aquela placa)....enfim. Essa estrada oferece paisagens muito bonitas, inclusive, é por essa estrada que passa o ônibus da linha Resende x Maromba (opção pra quem for de busão):
RJ-161 Penedo x Visconde de Mauá:

Até que de repente, na estrada em que as curvas têm nomes (volta grande, curva do cotovelo etc...) surge uma belíssima paisagem em que a imagem fala por si:

E depois de 2horas de uma viagem bem bonita a esperada chegada em Visconde de Mauá. Passarinhos cantando, um sol agradável, clima ameno, um senhorzinho andando lentamente em sua bicicleta, a igrejinha ao fundo, sensação de que aqui o tempo é bem "preguiçosinho". Assim é o "centrinho" de Visconde de Mauá com seu clima bem bucólico e porque não romântico? Sim, a igrejinha de 1912 foi um ótimo pano de fundo para o momento "love" da good trip:

A fome começava a brigar feio nesse momento, pois passavam das 13:00hs, a idéia era almoçar em algum lugar razoável a um preço "baratinho", mas se tem uma arte que eu realmente aprecio, essa arte é a culinária, não a de preparar as refeições, mas sim a de comer. Foi assim que os bons ventos nos conduziram até um restaurante chamado "Gosto com Gosto". Não vou enganar, o preço é um pouco mais alto do que eu estava planejando para essa viagem, mas o critério de caro e barato é uma prerrogativa de cada um. Entendo como caro uma aquisição que não atende à suas expectativas, nesse sentido, o "Gosto com Gosto" atendeu perfeitamente minhas expectativas (exceto pela coca-cola de garrafinha de 290ml custar R$5,00 - achei um assalto, mas enfim), aquela comidinha mineira, feita pela cheff...realmente, surreal. O prato para 2 pessoas custou R$79,00, cada coca-cola de 290ml custou R$5,00 (se fosse a de lata ainda dava pra desfarçar), mas a sobremesa (e que sobremesa!) saiu "no amor",grátis! Existem outras opções mais em conta, basta continuar na estrada e deixar para fazer as refeições em Maringá ou Maromba, onde há mais opções de restaurantes e consequentemente o valor é mais barato. Abaixo os detalhes do mimo do "Gosto com Gosto":

Devidamente abastecido, vamos prosseguir com a viagem: Rumo à cachoeira do Escorrega em Maromba, para tal, deve-se prosseguir agora pela RJ-151. No centro de Visconde de Mauá tem uma placa bem visível indicando a direção:

Seguindo pela RJ-151 encontra-se o vilarejo de Maringá, que tem um pedaço que fica no Estado do Rio de Janeiro e outro que fica no Estado de Minas Gerais, em Maringá (RJ) fica boa parte das pousadas e restaurantes da região, isso faz com que o local ainda tenha um clima um tanto "urbaninho", o que destoa um pouco da redondeza. Para quem não se sente tão a vontade assim em meio a natureza talvez essa seja um local ideal para se hospedar ou fazer refeições:

Mas a RJ-151 prossegue e quanto mais subimos a serra, menos característica de estrada ela vai se tornando, se parecendo cada vez mais com uma trilha para cachoeira, contudo, ao longo da estrada, o DER está realizando uma obra pesada de infra estrutura, o que dentro de algum tempo fará com que o acesso seja bem melhor, trecho da RJ-151 entre Maringá(RJ) e Maromba (RJ):

Até aqui, já estava super feliz com a viagem, pelos momentos únicos e gostosos que uma viagem pode proporcionar, mas mesmo assim ainda tinha mais coisas legais para serem vistas, tais como esse visual que fica bem pertinho da estrada:
Cacheira do Escorrega - Maromba - Visconde de Mauá (RJ):

Sim, a água estava extremamente gelada, a temperatura ambiente estava em 16°C, a água com certeza estava mais fria ainda (talvez uns 6 ou 7°C), mas a adrenalina que eu tenho original de fábrica (e sem a necessidade de adição de outras substâncias) me fez imbuir de uma coragem ímpar e cair na água. Estava uma "delícia" (só q não...rsrs):

Depois desse delicioso passeio é hora de "juntar nossos paninhos" e catimbar de volta pra casa, sendo assim retornamos pelo mesmo caminho que viemos, passando pela RJ-151, por Maringá(RJ), por Visconde de Mauá onde pega-se a RJ-163, desce a serra, só que, ao invés de pegar a estrada de terra no KM-19 tal como fizemos na ida, seguimos em frente pela RJ-163 pois ela desemboca na Dutra, que já é praticamente nossa residência. Mas antes de irmos para casa tenho que ir dar um rolezinho na Finlândia, conforme prometido:

Esse conjunto de casinhas que compõem a "Pequena Finlândia"fica em Penedo (voltando de Visconde de Mauá é parada "obrigatória"). Penedo é a única "colônia" finlandesa que existe no Brasil. Como esse passeio era um "bate-e-volta" com foco em Visconde de Mauá, não nos aprofundamos mais em Penedo, apenas paramos ali para tomar um café e comprar uns chocolates, mas com certeza vale uma visita mais elaborada. Falando em cafezinho... hummm... de novo fui pego pelo estômago e acabei saindo um pouco mais do orçamento planejado no que tange o assunto "comida", dessa vez não resisti às tentações do "Café Finladês",que fica bem localizado na rua principal de Penedo, Rua das Vellas, próximo à pequena finlândia. O Relógio marcava 19:00hs e já estava um friozinho de 15°C (pra carioca isso é clima de pólo norte), momento ideal para tomar um café quentinho, seu custo foi deR$24,50.

Nesse momento entramos em reta final de nossa viagem, bastava a nós somente tomar a Via Dutra e rumar à Capital Fluminense. Dirigir à noite é atenção redobrada, principalmente porque na Serra das Araras tem ingredientes bem perigosos tais como neblina, chuva, noite, curvas fechadas e muitos caminhões na pista. Mas graças à Deus deu tudo certo e depois de 12 horas de passeio (saímos às 9:00hs e chegamos às 21:00hs) chegamos super felizes com um belo passeio simples e marcante. A imagem mostra a distância total percorrida e os litros de Gasolina gastos:

INDO DE ÔNIBUS:
Para quem for de ônibus, saindo da rodoviária do Rio de Janeiro a Viação Cidade do Aço possui diversos horários para a rota Rio x Resende, consultas no site www.cidadedoaco.com.br   olha a foto dele aí:

Quem vem de São Paulo de ônibus, tem a empresa Viação Cometa, consultas no site www.viacaocometa.com.br   o ônibus é assim:

Chegando em Resende, tem um ônibus que vai direto para as cachoeiras de Maromba. A linha Resende x Maromba é feita pela empresa Resendense e sua passagem custa R$6,85. A cara do garoto é essa:

VIAGEM DE PÃO DURO:
Existe uma forma que mais barato que isso só pedindo carona, tem que ter muita disposição e pela quantidade de conduções que será necessário utilizar, muito dificilmente será possível ir e voltar no mesmo dia (daí pode ocorrer o custo de uma pernoite - ou não né). Então vamos destrinchar essa aventura, afinal a ideia do blog é fazer viagens com pouquinho dinheiro. Evidentemente será partindo do Rio de Janeiro por ser por onde conheço:
1° Pegar o trem do Ramal de Japeri até a estação de Japeri, chegando lá deve-se tomar o trem para Paracambi gratuitamente.

2° Em Paracambi deve-se tomar o ônibus da linha Paracambi x Barra do Piraí, com bilhete único o custo do trem e do ônibus é deR$5,10.

3° Tomar a linha Barra do Piraí x Barra Mansa, da empresa Aparecida. A passagem custa R$9,20

4° Tomar o ônibus da linha Barra Mansa x Resende, da empresa Resendense. Preço R$8,00:

5º Pegar o ônibus da linha Resende x Maromba, da empresa Resendende. Preço R$6,85 (foto acima)

Espero que tenham curtido e até a próxima!